quarta-feira, 13 de julho de 2011

Importância do nutricionista em academias

Como todos sabem, a prática de atividades físicas é algo que deve ser encorajada devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Além disso, esta mudança de comportamento deve estar aliada com uma boa alimentação e em alguns casos, a utilização de suplementos alimentares pode ser indicada, por profissionais qualificados, para atender demandas específicas do organismo. 
    Porém nas academias de ginástica, nem sempre essa lógica pode ser observada. Pesquisas indicam, que a atuação do nutricionista neste ambiente ainda está longe de ser a ideal, dando margem para a atuação de profissionais de outras áreas e até mesmo por leigos no assunto. Confira a seguir uma pesquisa realizada sobre esse interessante tema.

 
A busca por melhores condições de saúde vem levando muitas pessoas a freqüentarem academias de ginástica e a utilizarem diversos tipos de suplementos alimentares. Porém, alguns estudos mostram uma pequena presença do Nutricionista nestes locais, fato que pode dificultar o acesso a esse profissional. O objetivo deste trabalho foi identificar quais as estratégias utilizadas por freqüentadores de academias de ginástica para buscar informações referentes à dietas e suplementos alimentares. 
Foi utilizado nesse estudo uma amostra de conveniência de 60 alunos de uma academia de ginástica na cidade de Teresópolis/RJ, o instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo perguntas sobre percepção da forma corporal e adequação da dieta. Além disso, foram coletadas informações a respeito do consumo de suplementos alimentares, origem das informações e quais profissionais responsáveis pela orientação alimentar e uso suplementos.
O grupo avaliado apresentou uma faixa etária média de 33,2±12,8, onde 72% dos indivíduos tinham nível superior e 58% se encontravam eutróficos (normal). Observamos que 51% relataram algum nível de inadequação da dieta, porém 92% já buscaram algum tipo de acompanhamento para a elaboração da mesma.Na gráfico são mostrados os percentuais referentes à fonte de orientação para o uso de suplementos alimentares.


Com relação ao tipo de suplemento alimentar utilizado, observamos que a classe de hiperprotéicos foi a mais utilizada (Gráfico 2). 



Outro dado interessante mostra que a informação para utilizar suplementos alimentares em 54% dos indivíduos estudados é oriunda da mídia em geral e a partir da troca de informações com amigos e vendedores de lojas especializadas. O restante da amostra busca a orientação de Nutricionistas (19%), profissionais de Educação Física (15%) e Médicos (12%). Concluindo,no que se refere à prescrição de dietas e suplementos alimentares, sugerimos que neste setor sejam implementados programas de educação nutricional com o intuito de informar os freqüentadores de academia de ginástica a buscar orientação de Nutricionistas, para que estes decidam a conduta nutricional mais pertinente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário