quarta-feira, 13 de julho de 2011

Perfil de atletas de academia

Visando saber o perfil e os motivos que levam tais consumidores a usarem de forma indiscriminada tais tipos de produtos (anabolizantes e suplementos alimentares) foi feita uma pesquisa com  praticantes de atividade física  em academias de ginástica do Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 120 alunos (77 homens e 43 mulheres),  com idade variando entre 14 e 41 anos (média 22,56 anos), os entrevistados foram contatados nas academias e informados do objetivo da pesquisa e o instrumento foi aplicado após a uma assinatura de um termo de consentimento.
Foi utilizado um instrumento contendo 28 itens com questões abertas e fechadas, uma parte continha questões especificas sobre suplementos alimentares e sobre anabolizantes e a outra parte continha questões sócio-demográficas. Este instrumento foi desenvolvido e adaptado a partir do estudo de Santos e Santos (2002).
Os dados foram analisados através do programa estatístico Bioestat 4.0. Inicialmente foi realizada uma análise descritiva dos dados obtendo a média, mediana e o desvio padrão. Posteriormente foi realizado o teste qui-quadrado (X2). Para análise comparativa dos métodos foi utilizado o teste t de Student, para amostras independentes, sendo realizado também o teste de correlação linear de Pearson. O nível de significância adotado foi de p ≤ 0,05
Primeiramente realizou-se uma análise descritiva dos dados obtendo-se a média, mediana e o desvio padrão da idade, do tempo de atividade física em meses, da hora de atividade física diária e de número de aulas por semana, os resultados encontram-se na tabela 1.

Tabela 1. Análise descritiva

Média
Mediana
Desvio Padrão
Idade
22,90
23
5,735
Tempo de Atividade Física (meses)
31,86
7
51,775
Horas de Atividade
2,28
2
1,212
Aulas Semana
4,5
5
1,052

Nenhum comentário:

Postar um comentário